sábado, 4 de setembro de 2010

ESCOLA DOMINICAL- Ensino e Ação


A Escola do século XXI trouxe um desafio: formar sujeitos críticos e autônomos, auxiliando na criação de competências e habilidades, a fim de que possam agir de forma eficaz neste novo tempo.

A essas competências chamou-se de Os Quatro Pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

De que maneira esses Pilares podem ser aplicados a Escola Dominical?

Desafiada, a ED deverá conhecer a multiface da nova Sociedade. Assim, ela precisa ser:

Inclusiva – criar ambientação e programação que atenda a diversas situações para pessoas com necessidades especiais; criar laços de interação com o idoso.

Lúdica- precisa construir um espaço de experimentação, que atraia crianças e adolescentes ao Estudo da Palavra de Deus, visto que estes convivem diariamente aspectos midiáticos atrativos: Lan Houses, Orkut, Msn, Blog, Flog, Twister, outros, proporcionados pelas novas Tecnologias.

Aprender a fazer – proporcionar situações de aprendizagem para que os alunos reflitam sobre os novos valores sociais, interajam, buscando uma mudança de prática. Auxiliando na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

A convivência do Cristão é um dos maiores desafios deste século – variedade de crenças, credos e modus vivendi dos sujeitos. O respeito a todos é essencial para que possa de alguma maneira atraí-los.

Genilda Melo